M. Comunicação Social



Ser Ministério de Comunicação Social é ser “relações públicas”, não só do Grupo de Oração, mas com toda certeza do próprio Cristo, que se deixa anunciar por cada um de nós!
É preciso entender que a dimensão do nosso Ministério vai além de registrar momentos, seja fotografando, filmando, escrevendo em sites ou em tablóides. Ser Comunicação é comunicar agindo, ou seja, é mostrar ao mundo que o Cristo que nos move dança, canta, chora, ri, louva, brinca, sonha! Ser Comunicação é revelar a humanidade divina do Senhor presente na pessoa de cada servo ou, simplesmente, daquele que visita o Grupo de Oração.

O Ministério de Comunicação da RCC, tem como objetivo anunciar o Senhorio de Jesus e, em todas as instâncias, semear a Cultura de Pentecostes, dentro da Renovação Carismática Católica – RCC. É um ministério de serviço, que tem o objetivo de dinamizar, organizar e efetivar a evangelização através dos meios de comunicação, bem como ser responsável por toda parte de divulgação e cobertura dos eventos dentro da RCC, servindo de suporte aos demais ministérios.
O Ministério de Comunicação Social, oficializado pelo Conselho Nacional da RCC em maio de 2000, funciona em vários estados do Brasil evangelizando através da mídia impressa, televisiva, radiofônica, internet, etc. Tem como objetivo dar uma resposta eficaz e clara ao anúncio do evangelho de Jesus Cristo, neste terceiro milênio.

Quando o anjo Gabriel comunicou o plano de salvação do Pai à virgem Maria, ela pôs-se a pensar o que aquilo significava; “Entrando, o anjo, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.”(LC 1, 28). Aconteceu ali, a maior comunicação de todos os tempos – o projeto de salvação de Deus para com o seu povo se realizava – e após o diálogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM, sem hesitação nenhuma.

O Ministério de Comunicação Social, da Renovação Carismática Católica (RCC), também vem responder o seu SIM, como Maria, sem hesitar, buscando levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares possíveis, através dos meios de comunicação social: rádio, tv, jornais, revistas, internet e também na acolhida do grupo de oração. Vai além, se colocando a serviço das demais secretarias para um trabalho de marketing, fazendo com que as pessoas que têm fome e sede de Jesus, vejam de forma mais clara e evidente que a salvação é para todos, basta dizer o seu SIM.

Jesus, Palavra de Deus, Comunicador do Pai se fez homem e veio morar no meio de nós, optou por um processo inculturado e dialógico da comunicação. Ele representa a chave (modelo básico) da comunicação no novo milênio. O próprio Papa João Paulo II já nos falava em 1999, que o mundo das comunicações é o primeiro areópagos dos tempos modernos, e nós como cristãos temos que usar de todos os meios possíveis para levar Jesus Ressuscitado àqueles que ainda não o conhecem.

A Igreja tem se proposto a rever seus modelos e práticas de comunicação na tarefa de evangelizar, por isso tem crescido muito o número de trabalhos católicos nos meios de comunicação (através de programas em rádios e TVs, jornais, páginas de internet, etc). Mas não é suficiente, usar os meios de comunicação para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, é necessário integrar a mensagem nesta nova cultura criada pelas modernas comunicações, tornando a Boa Nova de Jesus conhecida por todos os povos.

O trabalho realizado neste ministério é de grande relevância, agilidade e rapidez . São características que devem colaborar para eficácia da comunicação efetiva, pois precisamos evangelizar, seja por cima dos telhados, como diz o evangelista Mateus (10, 27b), ou no seu Grupo de Oração(GO), que é a base de nosso movimento. Neste espaço (GO), acontece o Batismo no Espírito Santo. Seu grupo de oração precisa  muito de pessoas que saibam aproveitar com eficiência os meios de comunicação, para que a sua comunidade possa conhecer cada vez mais este Jesus, que é o motivo da existência da RCC.

O trabalho deste ministério, como os demais, não teria sentido se o Espírito Santo não se fizesse presente, e nós temos a certeza que ele nasce para somar forças na e pela unidade, com muita simplicidade, do jeito de Maria, a mãe de Jesus, o nosso Salvador.

O Ministério de Comunicação Social quer dar uma resposta ao plano de Deus, que é pregar o evangelho a toda criatura, no entanto, é necessário que saiamos do nosso comodismo e atendamos ao apelo de Deus, dando uma resposta eficaz aos anseios de seu povo,  que vive concretamente num mundo repleto de dúvidas e incertezas.



Rayssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário